Mais de 65% dos brasileiros querem comer mais frutas e vegetais, aponta pesquisa da Euromonitor apresentada na The Brazil Conference & Expo

Durante a programação da The Brazil Conference & Expo, realizada nos dias 6 e 7 de agosto, a Euromonitor International apresentou as Top Global Consumer Trends 2025, com foco em tendências globais e nas oportunidades para o setor de frutas, legumes e verduras no Brasil. A palestra foi conduzida por Adriana Murasaki, responsável por Food & Nutrition Research da empresa.

Entre os destaques da apresentação estiveram os dados de consumo nas regiões da Ásia-Pacífico e Europa, onde frutas e vegetais já representam mais de 50% do volume de vendas de alimentos frescos. O consumo per capita anual chega a 210,72 kg na Ásia-Pacífico e 152,21 kg na Europa Oriental. O mercado asiático deve crescer até 4% ao ano até 2029, enquanto a Europa Ocidental projeta avanço de 125,9 milhões de toneladas registrados em 2024 para 131,3 milhões até 2029.

A especialista destacou estratégias prioritárias para o setor, ressaltando que o consumidor busca funcionalidade, impacto e conveniência. “Ao mesmo tempo em que se preocupa com saúde, também sente o peso da inflação e está mais atento à sustentabilidade. Isso coloca os produtos frescos em uma posição favorável”, afirmou Adriana.

Chegando bem na terceira idade
A longevidade está no centro das decisões de consumo. Segundo a pesquisa da Euromonitor International, 34,9% dos consumidores globais pretendem aumentar seus gastos com saúde e bem-estar nos próximos cinco anos. Na Ásia-Pacífico, o índice é de 38,2%. No Brasil, 33,4%. O hábito de consumir frutas e vegetais frescos está diretamente ligado a essa intenção. 65,8% dos brasileiros afirmaram querer comer mais alimentos frescos, número que supera as médias globais e das outras regiões analisadas.

De olho no bolso
A preocupação com o custo de vida apareceu em todos os mercados. No Brasil, 77,9% dos consumidores demonstram preocupação com o aumento dos preços de itens do dia a dia. A recomendação é que o setor ofereça valor claro, com diferenciais ligados à funcionalidade e à saúde, mantendo preços competitivos. “Se um produto tem um benefício bem comunicado, como o enriquecimento com um nutriente específico, o consumidor brasileiro está disposto a pagar mais”, explicou Adriana.

Sustentável e verificado
A transparência nas alegações sustentáveis também influencia a escolha no ponto de venda. Os consumidores brasileiros lideram em confiança nas etiquetas de produtos recicláveis (69,1%), naturais (63,6%) e orgânicos (58,2%), conforme dados da pesquisa da Euromonitor.

Com a influência crescente da Geração Z, aumenta a atenção sobre embalagens recicláveis, aditivos e conservantes. “O produto fresco é um item direto, com composição única. Isso gera confiança e facilita a decisão de compra”, afirmou Adriana. Ela também destacou a redução dos ultraprocessados nos cardápios das escolas públicas como reflexo desse movimento.

IFPA TALKS 

7 de agosto

Das 13h30 às 14h
Talk: Explorando o mercado indiano
Participação: Steve Alaerts – Diretor na Foodcareplus e João Paulo Queiroga – Sales Executive na KPM Logistics
Palestra com tradução simultânea

Das 14h às 15h
Talk: Pooling e logística circular – Eficiência e inovação logística no varejo de perecíveis
Maria Amelia Martinez – Head Comercial na HB Pooling

Das 15h às 16h
Talk: O valor está no propósito – O crescimento acelerado do food service saudável
Rodrigo Barros – CEO e fundador da Boali

Das 16h30 às 17h30
Talk: Produtos artesanais do Estado de São Paulo
Diogenes Kassaoka – Subsecretário de Abastecimento na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Serviço:

The Brazil Conference & Expo – IFPA

9ª Feira Internacional da Indústria de Frutas, Flores, Legumes e Verduras

9ª Produce and Floral International Trade Show

Data: 6 e 7 de agosto de 2025 

Hora: Conferência das 8h às 11h30 | Exposição das 11h30 às 19h 

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, São Paulo.  

freshproduce.com.br 

Informações para a imprensa:

Gabriela Salazar (15) 99783-8577

André Guerra (11) 91617-4138

Jorge Valério (11) 99822-9013

brazilconference@cdicom.com.br

Releases de Expositores

Fique de olho em nosso site e redes sociais!