Da granja às gôndolas, setor de ovos acelera agenda sustentável para responder às novas demandas dos consumidores

Da granja às gôndolas, setor de ovos acelera agenda sustentável para responder às novas demandas dos consumidores

Com alta densidade nutricional e reconhecida versatilidade, o ovo se consolidou como um dos alimentos mais consumidos no país. A valorização crescente do produto se reflete nos dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA): em 2025, a produção nacional deve atingir 59 bilhões de unidades, 2,4% a mais que no ano anterior. As exportações têm projeção de crescimento de 62%, chegando a 30 mil toneladas, e o consumo per capita está estimado em 272 unidades por habitante ao ano.

Esse avanço impõe novas responsabilidades à cadeia produtiva, que investe em práticas sustentáveis para acompanhar as demandas de consumidores cada vez mais atentos à origem e aos impactos ambientais e socioeconômicos da produção de alimentos. Práticas mais éticas e eficientes têm ganhado espaço. A criação de galinhas livres de gaiolas (cage-free), por exemplo, é uma das tendências mais consolidadas. De acordo com o relatório EggLab 2024, divulgado pelo Fórum Animal, 16 empresas brasileiras já operam com 100% de ovos desse tipo, enquanto outras 13 estão em processo de transição.

Também se destacam ações voltadas à redução de emissões, como o uso de biogás obtido a partir dos dejetos das aves, a incorporação de energia solar e a logística mais eficiente. A seleção genética mais produtiva, com aves que chegam a produzir ovos por até 100 semanas, melhora o rendimento e reduz a necessidade de recursos.

“A sustentabilidade deixou de ser um diferencial e passou a ser um pré-requisito para manter a competitividade. As empresas que operam nesse setor precisam estar preparadas para atender um consumidor mais exigente e um mercado com novas prioridades, que valoriza, por exemplo, o bem-estar animal, o uso de fontes de energia limpa e a rastreabilidade dos produtos”, afirma Valeska Ciré, country manager da International Fresh Produce Association (IFPA) no Brasil, que promoverá a 9ª edição da The Brazil Conference & Expo, o principal evento de negócios da América Latina para o mercado de frutas, flores, legumes e ovos.

Segundo Valeska, atuar de forma antecipada, investindo em inovação e tecnologia, se tornou essencial. “Essa é uma agenda que exige atualização constante. Não se trata apenas de atender a demandas externas, mas de construir uma cadeia mais moderna, resiliente e conectada com o futuro dos alimentos, que é cada vez mais sustentável e transparente”, pontua.

Evento trará novidades do setor

Realizada entre 6 e 7 de agosto de 2025, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, a 9ª edição da The Brazil Conference & Expo reunirá especialistas, empresas e produtores para apresentar soluções tecnológicas, novos modelos produtivos e estratégias sustentáveis que vêm moldando a nova fase do setor de ovos e de alimentos frescos em geral.

“Será uma grande oportunidade para os especialistas e produtores mostrarem aos visitantes as ações que a cadeia produtiva está adotando de ponta a ponta. Estamos em um momento em que os cuidados ao meio ambiente e a valorização das pessoas que fazem parte do ciclo de produção se tornou parte do valor do produto. Quem não estiver alinhado com isso vai ficar para trás, porque o consumidor atual observa mais do que o preço, ele quer saber de onde veio, como foi feito e quais impactos deixou no caminho”, reforça Valeska.

Como participar

O credenciamento gratuito está disponível exclusivamente para profissionais de supermercados e food service, mediante validação e inscrição com e-mail corporativo. Para os demais públicos, os ingressos variam conforme o tipo de acesso.

Associados da IFPA têm 50% de desconto mediante uso de cupom no momento da inscrição. Todas as categorias devem ser escolhidas no ato da inscrição pelo site oficial.

Serviço:

The Brazil Conference & Expo – IFPA

9ª Feira Internacional da Indústria de Frutas, Flores, Legumes e Verduras

9ª Produce and Floral International Trade Show

Data: 6 e 7 de agosto de 2025

Hora: Conferência das 8h às 11h30 | Exposição das 11h30 às 19h

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, São Paulo. 

freshproduce.com.br

Sobre a The Brazil Conference & Expo

A The Brazil Conference & Expo é o  evento de negócios da América Latina para o mercado de Frutas, Flores, Legumes, Verduras e Ovos (FFLVO), e destaca inovações em produtos, embalagens e tecnologias, proporcionando um ambiente propício para networking, movimentando anualmente toda a indústria do segmento. O evento é realizado pela IFPA (International Fresh Produce Association), maior e mais diversificada associação internacional que atende toda a cadeia de suprimentos de frutas, flores, legumes e verduras, e organizado pela Francal, maior promotora de eventos de negócios 100% brasileira, com extensa variedade de produtos e serviços em um local único.

Informações para a imprensa:

Gabriela Salazar (15) 99783-8577

André Guerra (11) 91617-4138

Jorge Valério (11) 99822-9013

brazilconference@cdicom.com.br

Releases de Expositores

Fique de olho em nosso site e redes sociais!

Olá, tudo bem?
Faltam poucos dias para a The Brazil Conference & Expo 2025!
Você ainda não fez sua inscrição? Ainda dá tempo!