O cooperativismo está ganhando cada vez mais espaço no setor de flores, frutas, legumes e verduras (FFLV), já que promove a união de micro e pequenos produtores em prol de objetivos socioeconômicos em comum. Juntas, essas empresas têm maior poder de compra e venda. Já para os clientes, a vantagem é encontrar mais opções em apenas um lugar.
“A cooperativa possibilita que o cliente ache o maior e o melhor mix de flores em um só lugar, então ele não precisa procurar em diversos produtores. Hoje, na cooperativa temos 420 cooperados, o que nos permite atender cada vez melhor os varejistas e, atualmente, os supermercados”, afirmou Thamara D’Angieri, coordenadora de marketing da Cooperativa Veiling Holambra, uma das expositoras da edição de 2022 da The Brazil Conference & Expo.
Atualmente, as cooperativas são importantes até mesmo para garantir a merenda escolar. A Ceasa (Central Estadual de Abastecimento) Campinas, por exemplo, fornece mais de 300 mil refeições diárias a escolas municipais e estaduais. A façanha só é possível graças ao cooperativismo, já que sem esse modelo seria necessário recorrer à indústria.
“Os principais fornecedores de hortifrutigranjeiros são cooperativas porque os produtores maiores não atendem exclusivamente à demanda da alimentação escolar. As cooperativas são uma solução para conseguirmos comprar diretamente dos produtores. Estamos aqui para nos aproximarmos de todo o mercado, do pequeno ao grande produtor, e mostrar nossa capacidade”, explicou Valter Greve, presidente da Ceasa Campinas.
Entretanto, Thamara, da Veiling Holambra, avalia que ainda há espaço para a modalidade crescer no Brasil. “Uma cooperativa significa empreender junto e percebemos a importância disso na pandemia, onde muitos produtores se mantiveram em pé graças a essa união. Porém, ainda podemos evoluir muito”, destacou.
Tanto que, segundo Edilene Savi Gonçalves, coordenadora de comunicação e marketing da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), a companhia hoje tem o foco de atrair produtores de todos os portes, inclusive cooperativas, pois há demanda para isso. Entretanto, o posto de abastecimento paulista ainda avalia como incluir esses negócios em seu portfólio.
Sobre a Brazil Conference & Expo
A Brazil Conference & Expo é o nome do encontro setorial que, por seis edições, foi chamado de PMA Fresh Connections. É o primeiro após o anúncio da aliança entre a PMA (Produce Marketing Association) e a United Fresh, entidades globais que representavam a indústria de FFLV. A união resultou na constituição, em janeiro deste ano, da International Fresh Produce Association (IFPA), realizadora da Brazil Conference & Expo, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, com promoção da Francal Feiras.
“A nova associação é resultado de legados fortes e trabalhará ainda mais forte para impulsionar o relacionamento com o varejo, a agenda de responsabilidade socioambiental e a implementação de novas tecnologias no setor. A indústria de FFLV tem um papel crucial na economia do Brasil e da América Latina, assim como no abastecimento de bens para todo o mundo”, comenta Junior Lucato, presidente do Conselho da IFPA Brasil.
A exposição será aberta no dia 30 de agosto às 11h e encerrada às 18h com um coquetel para os participantes. A expectativa dos organizadores é reunir 1.200 profissionais, um público quase seis vezes maior que o da edição de 2015. Nas cinco edições realizadas até 2019, o evento já havia registrado um aumento de 400% na visitação. O público-alvo é formado por produtores, exportadores, importadores, atacadistas, varejistas, empresários do canal de food service, representantes de entidades de classe, autoridades do governo, influenciadores, imprensa especializada e fornecedores de soluções e serviços – para cultivo, processamento, embalagem, movimentação, comercialização e outras necessidades.
Serviço
Brazil Conference & Expo 2022
Data: terça-feira, 30 de agosto
Horário: das 08h às 19h
Local: Expo Center Norte (Salas Jaçanã e Cantareira)
Endereço:Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo
Mais informações e inscrições: www.freshproduce.com.br
Sobre a Francal Feiras
Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.
Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.
Sobre a IFPA – International Fresh Produce Association
A International Fresh Produce Association (IFPA) é a maior e mais diversa associação internacional que atende toda a cadeia de suprimentos e a primeira a defender os interesses e apoiar os associados da indústria de produtos frescos e florais.
Informações para a imprensa:
2PRÓ Comunicação
Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva
e-mail equipe: imprensa@francal.com.br