Tecnologia, certificação, união e compartilhamento são destaques no grande encontro do mercado de flores, frutas, legumes e verduras

The Brazil Conference & Expo promove inovação, fortalecimento das relações comerciais e networking entre os profissionais do setor

São Paulo, agosto de 2022 – A vitalidade do mercado nacional de flores, frutas, legumes e verduras (FFLV) estará em evidência na única feira que reúne os protagonistas desse negócio no país. A edição 2022 da The Brazil Conference & Expo acontece em 30 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo, e apresenta as últimas novidades de quem produz, exporta, importa, prepara, embala, distribui ou fornece produtos e serviços para a cadeia produtiva.

Há 20 anos criando soluções tecnológicas em apoio à cadeia de abastecimento de alimentos perecíveis, a PariPassu apresenta na feira o seu INDEX PariPassu, baseado em quatro pilares: Qualidade, Rastreabilidade, Segurança do Alimento e Auditoria e Certificação. “O INDEX expressa uma avaliação comparativa e cooperativa, não competitiva, para facilitar as decisões sobre o caminho a ser tomado para implantar ações de melhoria. Seus pilares foram escolhidos com base na vivência prática daquilo que a sociedade tem demandado de controle sobre a origem dos alimentos”, explica Giampaolo Buso, CEO da PariPassu. “É uma honra participar do The Brazil Conference & Expo, evento cuja essência é a inovação e o fortalecimento das relações comerciais do nosso mercado, contribuindo assim para a produção de alimentos saudáveis.”

O Grupo Vegetais Saudáveis, uma associação de produtores rurais que se uniram para fomentar o consumo de FLV e movimentar ações de marketing para levar informações ao consumidor sobre alimentos seguros e certificados, também estará na feira. “Eles não competem entre si, cada produtor tem a sua cultura, mas todos têm sua produção baseada nos pilares da associação: sustentabilidade, certificação, rastreabilidade e ESG, quer dizer, cultivar alimentos de forma a preservar o planeta para as gerações futuras. Através de iniciativas como: logística compartilhada, ações de trade marketing, abastecimento compartilhado e workshops para os funcionários, o Grupo oferece uma diversidade de soluções para as redes de supermercados”, explica Cíntia Mariotti Lyra, Diretora Executiva da associação. “Vamos apresentar os mais novos integrantes do Grupo, a Jacareí Agricultura e a Fazenda Alvorada, e uma linha exclusiva da Mallmann, de tomates mediterrâneos livres de agrotóxicos”, diz ela. Além de todo o portfólio de produtos certificados das empresas do Grupo. Cíntia ressalta que a feira promove uma sinergia no setor. “The Brazil Conference & Expo é um marco porque nunca nenhuma entidade conseguiu reunir todos os elos da cadeia de FLV. A gente consegue fazer networking com varejistas e distribuidores, mostrar nosso trabalho, convidar para uma visita ao campo, se atualizar com as empresas de embalagem e outras.”

O Ceasa Campinas é um importante hub de abastecimento de hortifrutigranjeiros e flores que está comemorando 47 anos. “Vamos levar à The Brazil Conference & Expo nossa experiência como um entreposto com boa velocidade de operação e alto nível de organização. Esse é o nosso diferencial. Contamos com duas plataformas logísticas exclusivas que agilizam as entregas, além de uma central de embalagens e logística reversa que são uma solução importante para o setor”, sustenta o gerente Diógenes Kassaoka. Para ele, a feira é um importante encontro de especialistas do setor, uma oportunidade de trocar experiências e afirmar o posicionamento da empresa. “É um momento para a empresa ganhar destaque junto aos clientes com suas práticas de organização e sustentabilidade, já que grandes atacadistas que estarão expondo na feira são permissionários da Ceasa Campinas.”

Pensando nos desafios do produtor de milho verde, a Bayer desenvolveu, por meio da sua marca de hortifrúti, Seminis, o híbrido AG1051. “A nossa intenção é oferecer produtos com mais qualidade, mais nutrientes e maior tempo de prateleira, evitando, assim, perdas em toda a cadeia produtiva. A solução é uma ótima opção para a adaptabilidade ao cultivo para fins de consumo fresco, utilizado tanto na sua forma natural, como para ingrediente da pamonha. Para o agricultor, o híbrido tem excelente sistema radicular, que permite grande amplitude de época de plantio, além de alta performance e produtividade no campo”, explica Daniela Augustinho, gerente de comunicação da Seminis para a América do Sul. “A melhor semente e a estratégia de manejo para a cultura, que tem grande importância para pequenos e médios produtores, são fatores essenciais para a qualidade dos grãos e para maior rendimento das espigas na produção de derivados”, diz ela, para quem a participação na feira “possibilita interagir com os principais players do setor e entender seus desafios e necessidades para trazer as melhores soluções.”

A Syngenta também estará apresentando sua produção. “As novidades são o caniati, um tomate do coração em qualidade e sabor, e o portfólio de melancias, que traz valor para toda a cadeia”, informa Cristiano Lutkemeyer, gerente comercial Brasil da Syngenta. “Participar da feira é importante para nós porque nos conectamos com os atacadistas e varejistas, e mostramos todo o investimento que fazemos no campo, proporcionando inovação e qualidade para toda a cadeia”, observa. “O evento é relevante porque podemos entender as necessidades dos atacadistas, varejistas e consumidores finais para fortalecer nossa parceria com toda a cadeia, desde o campo até a mesa. Dessa forma, podemos agregar no campo de acordo com as necessidades dos consumidores.”

Sobre The Brazil Conference & Expo

The Brazil Conference & Expo 2022, encontro setorial que, por seis edições, foi chamado de PMA Fresh Connections, é o primeiro após o anúncio da aliança entre a PMA (Produce Marketing Association) e a United Fresh, entidades globais que representavam a indústria de FFLV. A união resultou na constituição, em janeiro deste ano, da International Fresh Produce Association (IFPA), realizadora da Brazil Conference & Expo, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, com promoção da Francal Feiras.

“A nova associação é resultado de legados fortes e trabalhará ainda mais forte para impulsionar o relacionamento com o varejo, a agenda de responsabilidade socioambiental e a implementação de novas tecnologias no setor. A indústria de FFLV tem um papel crucial na economia do Brasil e da América Latina, assim como no abastecimento de bens para todo o mundo”, comenta Junior Lucato, presidente do Conselho da IFPA Brasil.

A exposição será aberta no dia 30 de agosto às 11h e encerrada às 18h com um coquetel para os participantes. A expectativa dos organizadores é de reunir 1.200 profissionais, um público quase seis vezes maior que o da edição de 2015. O público-alvo é formado por produtores, exportadores, importadores, atacadistas, varejistas, empresários do canal de food service, representantes de entidades de classe, autoridades do governo, influenciadores, imprensa especializada e fornecedores de soluções e serviços – para cultivo, processamento, embalagem, movimentação, comercialização e outras necessidades.

Desafios e potencial do setor

O preço das frutas no Brasil teve aumento de 35,36% no ano passado e de 13,15% acima da inflação, nos primeiros seis meses de 2022, segundo a Abrafrutas. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, atrás apenas da China e da Índia. A atividade ocupa mais de 2,5 milhões de hectares no país, gera cerca de 5 milhões de empregos e, em valor bruto, movimenta R$ 33,3 bilhões por ano, segundo dados da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária). Contudo, o país exporta menos de 3% das 44 milhões de toneladas colhidas anualmente, o que dá uma dimensão do potencial para negócios.

O mercado de flores de corte recebeu um impulso a partir de outubro de 2021, com o controle da pandemia, quando os eventos de decoração voltaram a ser realizados. Já os de vasos de flores estão com os custos mais pressionados e mais dificuldades de venda. Integrado por 8.300 produtores nacionais, o segmento movimentou cerca de R$ 8,5 bilhões em 2019 – 8% a mais que no ano anterior, conforme dados da Euromonitor. O Brasil ocupa o oitavo posto entre os países que mais produzem plantas ornamentais no mundo, com 15.600 hectares de área cultivada.

Diante de tantos desafios, a IFPA ampliou as Campanhas de Incentivo ao Consumo para estimular o consumo de legumes, verduras e frutas, ainda muito distante do recomendado pelos órgãos de saúde.

“O produto interno é de excelente qualidade. As vendas nacionais e internacionais podem crescer significativamente com a disseminação de soluções digitais, programas de sustentabilidade, certificações e plataformas de conexão como a nossa. Quem produz, exporta, importa, prepara, embala, distribui e fornece flores, frutas, legumes e verduras tem na The Brazil Conference & Expo o ponto de convergência ideal”, assinala Valeska de Oliveira Ciré, Country Manager da The Brazil Conference & Expo.

Serviço

The Brazil Conference & Expo 2022

Data: terça-feira, 30 de agosto

Horário: das 08h às 19h

Local: Expo Center Norte (Salas Jaçanã e Cantareira)

Endereço:Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo

Mais informações e inscrições: www.freshproduce.com.br

Sobre a Francal Feiras

Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.

Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.

Sobre a IFPA – International Fresh Produce Association

A International Fresh Produce Association (IFPA) é a maior e mais diversa associação internacional que atende toda a cadeia de suprimentos e a primeira a defender os interesses e apoiar os associados da indústria de produtos frescos e florais.

Informações para a imprensa:

2PRÓ Comunicação
Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva
e-mail equipe: imprensa@francal.com.br