Como as mudanças no mundo impactam as tendências na alimentação

A palestra de Elena Ozeritskaya, fundadora e diretora da Fresh Insight, abriu a The Brazil Conference & Expo, realizada no dia 30/8, no Expo Center Norte. No único evento do país especializado na cadeia FFLV (flores, frutas, legumes e verduras), sob realização da IFPA – International Fresh Produce Association e promoção da Francal Feiras, ela apontou os principais movimentos que estão direcionando esta cadeia de produção na atualidade.

“A indústria alimentar é impactada pelas diferentes gerações e as desconstruções que temos. Por exemplo, o número de pessoas que não comem carne está crescendo, logo este é um mercado que necessita de novas ideias. Principalmente com a pandemia, passamos a buscar ainda mais a liberdade e o conforto. Vimos uma mudança para uma busca maior por produtores locais”, declarou.

“A redução das embalagens de plástico reflete a preocupação com a sustentabilidade. Os consumidores também estão buscando uma narrativa sobre os produtos, em busca de encontrar sabores, texturas e aromas únicos. Para atrair a nova geração, precisamos aliar a saúde com a conveniência. A pandemia fez o varejo passar a promover o consumo saudável, criando rotas com os vegetais e apontando a quantidade ideal deles que deveria ser comprada. Aumentar a interação, já que a vida acontece na internet, e a customização também possuem grande impacto. Por fim, para estar atualizado, é preciso ter visão de categoria, fator que engloba todos esses pontos anteriores”, concluiu.

Embalagens sustentáveis, código 2D, agricultura urbana e caixas inteligentes estão entre as novidades da The Brazil Conference & Expo

Além de fazer networking e trocar conhecimento, os participantes da The Brazil Conference & Expo, realizada pela IFPA -International Fresh Produce Association e promovida pela Francal Feiras, no dia 30/8, puderam conferir as principais novidades do setor de flores, frutas, legumes e verduras (FFLV). Entre os destaques estão tecnologias que beneficiam os produtores, os varejistas, os consumidores e o meio-ambiente.

Embalagens sustentáveis e que facilitam o dia a dia de produtores e consumidores estão entre os lançamentos apresentados pela StePac. “Estamos diminuindo a espessura dos nossos filmes para ter menos plástico, e otimizamos uma série de polímeros especiais para que o produto dure mais na embalagem”, detalhou Ivo Tunchel, Business Development Manager South America da marca.

A empresa aposta na mecanização, ou seja, em recipientes que podem ser selados com auxílio de equipamentos que tornam o processo mais rápido. Com isso, produtores e distribuidores não apenas otimizam a linha de produção como também agilizam a entrega da mercadoria, reduzindo a probabilidade de perdas em razão da perecibilidade dos produtos. “Conforme a palestra, 40% de toda produção de alimentos no mundo é desperdiçada”, lembrou Tunchel.

A GS1 – Associação Brasileira de Automação apresentou um novo conceito que promete revolucionar a identificação e a codificação de produtos, do campo ao varejo. “Trouxemos a aplicação do código 2D, que carrega informações adicionais de um produto. O diferencial é que ele contém informações organizadas e pode trazer mais informações sobre o produto, além da URL. O código pode ter chave de identificação única e inequívoca, número do lote e, principalmente, data de validade e fabricação”, explicou Nilson Gasconi, responsável pela área de Desenvolvimento Setorial da entidade.

Entre as novidades para o cultivo de FFLV, a EACEA apresentou o conceito de agricultura urbana, que já é uma realidade em outros países, como o Canadá. A empresa oferece soluções como formação, treinamento, assessoria e equipamentos importados para a produção em ambientes controlados, uma vez que as hortas urbanas não seguem as mesmas regras e legislações das áreas rurais

“O conceito de agricultura urbana não é só luzes led e tecnologia nos grandes centros, mas também proporciona uma produção local para atender comunidades em insegurança alimentar, proporcionando uma alimentação mais completa a essas pessoas”, afirmou Andrés da Silva, sócio-fundador da EACEA.

Durante o evento, a robô Annie, da ActivaiD, marcou presença. Trata-se da primeira robô humanoide do varejo – que também pode atuar como mestre de cerimônias e nos setores da saúde, educação e indústria – com um software de engajamento social. Isso significa que ela consegue identificar o cliente por meio de um CRM e realizar um atendimento completo, já que Annie também está habilitada para fazer pagamentos.

Outra novidade da marca é a gestão de caixas inteligentes do RFID – tecnologia de identificação automática através de sinais de rádio. Com isso, produtores sabem quando as caixas retornáveis deixaram sua propriedade e em que ponto do trajeto estão, além de quando chegarão ao destino final, aumentando a rastreabilidade dos produtos.

Evento fomenta troca de experiências no setor de flores, frutas, legumes e verduras

A The Brazil Conference & Expo, realizada pela International Fresh Produce Association (IFPA) e promovida pela Francal Feiras no dia 30/8, no Expo Center Norte, em São Paulo, fomentou a troca de experiências no setor de flores, frutas, legumes e verduras (FFLV). O networking e o diálogo promovidos durante o evento viabilizam inovação e novos negócios.

“O objetivo foi conectar nossos membros, essa é a tarefa mais importante e essencial de qualquer associação. Aqui, podemos notar o poder da indústria quando ela se reúne para construir networking, promover diálogos e compartilhar conhecimento. A IFPA também tem o papel de ouvir os empresários para entender como podemos agregar valor ao setor”, afirmou Douglas Bohr, Chief Education and Program Officer da IFPA.

Hoje, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, ficando atrás apenas da China e da Índia. A atividade ocupa mais de 2,5 milhões de hectares e, em valor bruto, movimenta R$ 33,3 bilhões por ano, segundo dados da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária). Porém, menos de 3% das 44 toneladas colhidas são exportadas. “É um mercado grande, mas que ainda pode crescer muito”, observou Natalia Gamarra, Director International Members Relations da IFPA.

Além da exposição com mais de 100 marcas, a The Brazil Conference & Expo contou com palestras sobre inovações no mercado e workshops para estimular soluções para desafios contemporâneos. O encontro é o primeiro após o anúncio da aliança entre a PMA (Produce Marketing Association) e a United Fresh, entidades globais que representavam a indústria de FFLV.

“Temos uma crescente parceria com o Brasil. Agora, temos a missão de continuar com o legado que ambas associações construíram ao longo dos anos, melhorando o relacionamento com nossos parceiros para cumprir nosso como uma associação global”, disse Bohr. “Estamos neste evento anunciando uma nova marca e, devido à participação maior do que na última edição, estamos com expectativas muito altas”, completou Natalia.

Confira as inovações e novidades apresentadas na The Brazil Conference & Expo 2022

PRODUTORES DO BEM

Fernando Donella, CFO e gestor comercial da Produtores do Bem, trouxe uma nova variedade de avocado para a The Brazil Conference & Expo. A empresa, que é referência no manejo sustentável, apresenta o Avocado Green, feito no Brasil, patenteado e não transgênico.“É muito parecida em vitaminas com o normal, mas tem uma polpa mais cremosa e a casa continua verde quando amadurece. Por ser menos, acreditamos que o tamanho dela apresenta o consumo ideal para uma família, evitando o desperdício”, comentou.

PERA CONFERENCE

A Conference é a variedade de pera mais consumida na Europa e está na The Brazil Conference & Expo para que seja ainda mais difundida e conhecida no país. Produzida na Bélgica, ela passa pelos mais rigorosos padrões de qualidade no velho continente antes de chegar ao nosso país. “Ela tem uma durabilidade muito mais alta, podendo ser consumida durante um grande período de tempo. Versátil, ela é firme e crocante no começo, porém fica mais macia e mais doce após alguns dias. É muito saudável e de grande uso na culinária”, contou Christine Leimer, gerente comercial da Ponteaz, companhia do produto no Brasil.

KUARÁ FRUTAS

Arnaldo Ensink, sócio proprietário da Kuará Frutas, apresentou na The Brazil Conference & Expo a nova variedade de uva, a Coton Candy, desenvolvida nos Estados Unidos, que, segundo ele, tem o doce e um sabor semelhante ao algodão doce. “Estar na feira para nós é uma oportunidade de receber clientes e fazer novos contatos, pois estamos no Vale do Rio São Francisco, próximo às cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco.

RED LYCHEE

Bárbara Costa, gerente administrativa da Red Lychee, esteve pela primeira vez na The Brazil Conference & Expo e trouxe os subprodutos da lichia como geleias, doces, lichia desidratada, lichia liofilizada, sucos e chocolate com lichia.“Vemos a feira como um evento importante para exposição de nossos produtos e para fazer contatos com futuros clientes. Além disso, aproveitamos esse contato para conhecer o que o mercado procura, tanto que trouxemos algumas embalagens para ver a reação do público”.

Visitantes surpreendem-se com a qualidade do evento

Ariel Cesaro, gerente da Fixa Caixas (Farroupilha, RS). “Sou fabricante de embalagens e vim conhecer o evento. Achei bem interessante o que vi e tenho muito interesse em ser um expositor na próxima edição“.

Renato Generoso, consultor do Carrefour (São Paulo, SP). “Meu objetivo era assistir às palestras e fazer networking. Aqui é o lugar perfeito para quem é do ramo, pois você encontra tudo o que necessita“.

Sobre a The Brazil Conference & Expo

A Brazil Conference & Expo é o nome do encontro setorial que, por seis edições, foi chamado de PMA Fresh Connections. É o primeiro após o anúncio da aliança entre a PMA (Produce Marketing Association) e a United Fresh, entidades globais que representavam a indústria de FFLV. A união resultou na constituição, em janeiro deste ano, da International Fresh Produce Association (IFPA), realizadora da Brazil Conference & Expo, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, com promoção da Francal Feiras.

“A nova associação é resultado de legados fortes e trabalhará ainda mais forte para impulsionar o relacionamento com o varejo, a agenda de responsabilidade socioambiental e a implementação de novas tecnologias no setor. A indústria de FFLV tem um papel crucial na economia do Brasil e da América Latina, assim como no abastecimento de bens para todo o mundo”, comenta Junior Lucato, presidente do Conselho da IFPA Brasil.

Sobre a Francal Feiras

Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.

Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.

Sobre a IFPA – International Fresh Produce Association

A International Fresh Produce Association (IFPA) é a maior e mais diversa associação internacional que atende toda a cadeia de suprimentos e a primeira a defender os interesses e apoiar os associados da indústria de produtos frescos e florais.

Informações para a imprensa:

2PRÓ Comunicação

Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva

e-mail equipe: imprensa@francal.com.br