Brazil Conference & Expo, principal evento do mercado de
flores, frutas, legumes e vegetais, volta a ser realizado em São Paulo

Encontro, antes intitulado PMA Fresh Connections, vai reunir palestras, workshops, apresentação de novidades e oportunidade única para relacionamento

São Paulo, julho de 2022 – Os últimos meses exigiram muita capacidade de adaptação e resposta da indústria de flores, frutas, legumes e verduras (FFLV). O setor foi impactado por fenômenos climáticos, escassez e aumentos nos preços de insumos e dificuldades logísticas, entre outros fatores. Ao mesmo tempo, o consumo desses produtos vem apresentando altos e baixos, apesar da maior preocupação das pessoas com saúde e bem-estar, essa indústria também viu o fortalecimento de canais de venda alternativos, como o e-commerce e o delivery, e novas práticas de marketing.

Passados dois anos, os players dessa indústria poderão voltar a se atualizar sobre desafios e oportunidades no único evento do país especializado na cadeia de fornecimento de hortifrutícolas e flores: a Brazil Conference & Expo, novo nome para o encontro setorial realizado por seis edições como PMA Fresh Connections. A edição de 2022 acontece no dia 30 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo, sob realização da International Fresh Produce Association (IFPA) e promoção da Francal Feiras.

“É extremamente gratificante podermos retomar o formato presencial do nosso evento inteiramente dedicado ao FFLV. Nele, os elos da indústria de flores, frutas, legumes e verduras não são apenas coadjuvantes como em outras feiras e congressos. São os protagonistas, recebendo um dia de conteúdo altamente qualificado e tendo a oportunidade de realizar networking com os principais compradores e líderes do setor”, afirma Valeska de Oliveira Ciré, Country Manager da Brazil Conference & Expo.

A expectativa dos organizadores é reunir 1.200 profissionais, um público quase seis vezes maior que o da edição de 2015. Nas cinco edições anteriores, realizadas até 2019, o evento já havia registrado um aumento de 400% na visitação. O público-alvo é formado por produtores, exportadores, importadores, atacadistas, varejistas, empresários do canal do food service, representantes de entidades de classe, autoridades do governo, influenciadores, imprensa especializada e fornecedores de soluções e serviços – para cultivo, processamento, embalagem, movimentação, comercialização e outras necessidades.

Palestras e workshops

Na parte da manhã, a Brazil Conference & Expo oferecerá duas sessões de palestras com formadoras de opinião no setor de FFLV.  Elena Ozeritskaya, fundadora e diretora da consultoria Fresh Insight, compartilhará insights sobre tendências globais de marketing e novas demandas do consumidor, destacando casos de sucesso em inovação. Por sua vez, a brasileira Alessandra Fajardo, especialista em agronomia, abordará caminhos para a agroindústria enfrentar e resolver desafios de sustentabilidade, como aprimorar a produção, proteger o solo, conservar recursos hídricos e evitar o desperdício de alimentos.

Elena e Alessandra também comandarão workshops dinâmicos na parte da tarde, instigando as equipes de participantes a idealizar soluções para desafios contemporâneos do mercado de FFLV. As especialistas farão avaliações e dividirão conselhos para a viabilização dos projetos.

A exposição será aberta às 11h, sendo encerrada às 18h, quando haverá um coquetel de encerramento do evento. Além do novo nome, o encontro deste ano será marcado por ser o primeiro após o anúncio da aliança entre a PMA (Produce Marketing Association) e a United Fresh, entidades globais que representavam a indústria de FFLV. A união resultou na constituição, em janeiro deste ano, da International Fresh Produce Association (IFPA), realizadora da Brasil Conference & Expo.

“A nova associação é resultado de legados fortes e trabalhará ainda mais forte para impulsionar o relacionamento com o varejo, a agenda de responsabilidade socioambiental e a implementação de novas tecnologias no setor. A indústria de FFLV tem um papel crucial na economia do Brasil e da América Latina, assim como no abastecimento de bens para todo o mundo”, comenta Junior Lucato, presidente do Conselho da IFPA Brasil.

Números do setor e potencial

Dimensões continentais, abundância de água, clima e solos propícios, uma cadeia de fornecimento robusta. Tudo isso favorece o posicionamento do Brasil como um grande produtor de flores, frutas, legumes e verduras (FFLV).

Em cultivo de frutas, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial, ficando atrás apenas da China e da Índia. A atividade ocupa mais de 2,5 milhões de hectares no país, gera cerca de 5 milhões de empregos e, em valor bruto, movimenta R$ 33,3 bilhões por ano, segundo dados da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária). Contudo, o país exporta menos de 3% das 44 milhões de toneladas colhidas anualmente, o que dá uma dimensão do potencial para negócios.

Já o segmento de flores, formado por 8.300 produtores nacionais, movimentou aproximadamente R$ 8,5 bilhões em 2019 – quantia 8% superior ao do ano anterior, de acordo com dados da Euromonitor. O Brasil ocupa o oitavo posto entre os países que mais produzem plantas ornamentais no mundo, com 15.600 hectares de área cultivada.

“O produto interno é de excelente qualidade. As vendas nacionais e internacionais podem crescer significativamente com a disseminação de soluções digitais, programas de sustentabilidade, certificações e plataformas de conexão como a nossa. Quem produz, exporta, importa, prepara, embala, distribui e fornece flores, frutas, legumes e verduras tem na Brazil Conference & Expo o ponto de convergência ideal”, assinala Valeska de Oliveira Ciré.

Serviço

Brazil Conference & Expo 2022

Data: terça-feira, 30 de agosto

Horário: das 08h às 19h

Local: Expo Center Norte (Salas Jaçanã e Cantareira)

Endereço:Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo

Mais informações e inscrições: www.freshproduce.com.br

Sobre a Francal Feiras

Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.

Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.

Sobre a IFPA – International Fresh Produce Association

A International Fresh Produce Association (IFPA) é a maior e mais diversa associação internacional que atende toda a cadeia de suprimentos e a primeira a defender os interesses e apoiar os associados da indústria de produtos frescos e florais.

Informações para a imprensa:
2PRÓ Comunicação
Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva
e-mail equipe: imprensa@francal.com.br