Soluções em conservação e rastreabilidade ganham destaque na 9ª The Brazil Conference & Expo para shel life no setor de FFLVO
A busca por soluções que prolonguem o shelf life dos produtos frescos tem movimentado a cadeia do setor de frutas, flores, legumes, verduras e ovos (FFLVO). Segundo a publicação ScienceDirect, cerca de 33% da produção global de frutas e legumes é desperdiçada antes de chegar ao consumidor final, em grande parte por conta da curta duração pós-colheita. Em alimentos como saladas prontas refrigeradas, por exemplo, a durabilidade média varia de sete a dez dias, conforme estudo publicado no National Institutes of Health (NIH), o que reforça a importância de tecnologias capazes de conservar melhor esses itens ao longo da cadeia.
Durante a 9ª The Brazil Conference & Expo, realizada nos dias 6 e 7 de agosto de 2025, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, empresas especializadas apresentam inovações para manter o frescor, reduzir perdas e agregar valor aos produtos desde a colheita até o ponto de venda. Realizado pela International Fresh Produce Association (IFPA), o evento é o principal encontro de negócios da América Latina para o setor de frutas, flores, legumes, verduras e ovos.
Valeska Ciré, country manager da IFPA no Brasil, destaca a relevância do tema para toda a cadeia. “A adoção de tecnologias que contribuam para aumentar a durabilidade dos produtos frescos é um dos caminhos para reduzir perdas e melhorar a eficiência do setor como um todo. O shelf life impacta diretamente a experiência do consumidor, o desempenho do varejo e a sustentabilidade da cadeia produtiva”, afirma.
Entre as soluções apresentadas na feira, empresas expositoras destacam tecnologias voltadas à conservação, rastreabilidade e redução de perdas. A Termotécnica, por exemplo, apresenta embalagens sustentáveis para FLVs, com destaque para a linha DaColheita Bio, produzida a partir de fibras vegetais do bagaço de cana-de-açúcar. As bandejas são biodegradáveis, compostáveis e mantêm o frescor dos alimentos. Já as conservadoras DaColheita em EPS evitam o amassamento, preservam a cadeia de frio e contribuem para prolongar o shelf life. A empresa também investe em economia circular com o Repor, matéria-prima reciclada a partir do EPS pós-consumo.
A PariPassu, especializada em rastreabilidade e controle de qualidade no sistema agroalimentar, participa da feira com uma ação inédita voltada à conexão de pequenos e médios produtores com o mercado. A iniciativa busca ampliar o acesso à informação e a tecnologias que favorecem um setor mais sustentável, competitivo e inclusivo, atendendo atualmente mais de 3 mil clientes no Brasil, América Latina e Europa.
Também com foco em conservação, a Climamister leva ao evento seus sistemas de nebulização de alta performance. A empresa utiliza tecnologia piezoelétrica para garantir umidade constante, reduzir custos operacionais e ampliar a segurança nos processos, com soluções voltadas a hortifrúti, floriculturas, estufas e câmaras frias. A linha de desinfecção ainda distribui sanitizantes de forma uniforme em ambientes como frigoríficos e padarias, com equipamentos programáveis e suporte técnico especializado.
No setor de flores, a Joost Kalanchoe apresenta variedades com alto desempenho no ponto de venda, desenvolvidas para atrair consumidores, reduzir perdas e aumentar a rentabilidade. Com mais de 35 anos de experiência, a empresa é reconhecida pelo atendimento próximo ao varejo e por oferecer flores com maior durabilidade e visual atrativo, reforçando o potencial do segmento como diferencial competitivo.
Rotas das Startups
A Rota das Startups é o espaço dedicado à inovação, tecnologia e soluções que estão transformando a cadeia de FFLV do campo ao varejo. Em sua segunda edição, a iniciativa reúne empresas que atuam em frentes como inteligência artificial para redução de desperdícios e rupturas no varejo, pesquisa de mercado voltada à cadeia agroalimentar, automação logística com redes esticáveis para paletização, além de tecnologias sustentáveis, como tabletes biodegradáveis para propagação de mudas. A proposta é conectar profissionais do setor a soluções aplicáveis, fomentar parcerias e oferecer experiências ao vivo com inovações que impactam o dia a dia da produção e comercialização.
Confira a programação do último dia (7) de agosto: IFPA TALKS
7 de agosto
Das 13h30 às 14h
Talk: Explorando o mercado indiano
Participação: Steve Alaerts – Diretor na Foodcareplus e João Paulo Queiroga – Sales Executive na KPM Logistics
Palestra com tradução simultânea
Das 14h às 15h
Talk: Pooling e logística circular – Eficiência e inovação logística no varejo de perecíveis
Maria Amelia Martinez – Head Comercial na HB Pooling
Das 15h às 16h
Talk: O valor está no propósito – O crescimento acelerado do food service saudável
Rodrigo Barros – CEO e fundador da Boali
Das 16h30 às 17h30
Talk: Produtos artesanais do Estado de São Paulo
Diogenes Kassaoka – Subsecretário de Abastecimento na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Serviço:
The Brazil Conference & Expo – IFPA
9ª Feira Internacional da Indústria de Frutas, Flores, Legumes e Verduras 9ª Produce and Floral International Trade Show
Data: 6 e 7 de agosto de 2025
Hora: Conferência das 8h às 11h30 | Exposição das 11h30 às 19h Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, São Paulo. freshproduce.com.br
Informações para a imprensa:
Gabriela Salazar (15) 99783-8577
André Guerra (11) 91617-4138 Jorge Valério (11) 99822-9013 brazilconference@cdicom.com.br